Carregando...

Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico
Cinematográfico do RS

Publicações

Voltar

CAMPANHA DE SAÚDE VISUAL DO SINDIÓPTICA-RS ALERTA VERANISTAS SOBRE CUIDADOS COM OS OLHOS

08.01.2024

Os cuidados com os olhos no verão requer procedimentos especiais de proteção em razão da incidência solar. Para prevenir o veranista no litoral gaúcho, o Sindióptica-RS lançou neste final de semana sua tradicional campanha de conscientização “Proteja sua visão. Use óculos de qualidade”. A primeira ação nas praias aconteceu neste sábado em Tramandaí e Imbé e no domingo, em Salinas, Oasis e Nova Tramandaí.

As operações consistem em abordagens informando na beira da praia a necessidade de usar óculos de sol com procedência, evitando o comércio ilegal de piratas. Em outras operações ao longo do mês, acontecerão testes de visão. Serão 20 localidades onde 2 equipes totalizando 10 promotores atuarão de Laranjal a Torres até 18 de fevereiro.

As praças de pedágio na região metropolitana e Interior também serão cobertas com ações de divulgação. A meta é ultrapassar a média de campanhas passadas atingindo mais de 1,5 milhão de veranistas, alertando sobre os malefícios no uso de óculos falsificados.

Em tratativas com o Poder Público e de Segurança, o Sindióptica-RS novamente pretende estender ações de fiscalização contra o comércio de contrabando e comércio ilegal de óculos, a exemplo de temporadas passadas. Já a atividade de testes de visão acontece junto às tendasda Estação Verão Sesc durante 4 finais de semana, a partir de blitz orientativas.

O presidente do Sindióptica-RS, André Roncatto explica a importância das ações pedagógicas, justamente na temporada mais severa para a saúde ocular. “Alertamos os veranistas que os óculos de sol sem qualidade adquiridos na rua apresentam ondulações nas lentes causando distorções na visão, dores de cabeça e transtornos visuais temporários”. E completa: “É necessário usar óculos solar com procedência, que não seja falsificado, mesmo em dias nublados e, sempre que possível, com um boné ou chapéu”, aponta.

O comércio de óculos está em quinto lugar na escala de artigos falsificados. Locais de venda itinerante ou no comércio virtual na internet também são ambientes de venda de falsificados, porém com uma percepção do público que estão revestidos sob aspecto “legal”.

Apoiam as ações da campanha “Proteja sua visão. Use óculos de qualidade”, o Ministério Público Estadual (MPRS), a Secretaria Estadual da Saúde (SES), Ajorsul e o Sistema Fecomércio-RS pelas ações do SESC-RS e Senac.

Outro braço de divulgação da campanha acontece nas praças de pedágios da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), onde serão distribuídos leques e panfletos com recomendações e orientações de proteção para os olhos em Portão (RS-240, km 13), Campo Bom (RS-239, km 19) e Viamão (RS-040, km 19), Venâncio Aires e Gramado.

PEÇAS DA CAMPANHA DE VERÃO 2024:

CARTAZ formato A3

LEQUE - Frente Verso


PANFLETO - 150 x 210 mm (frente e verso)


PORTA LIXO CAR - (03 cores)


 

 

Assine nossa newsletter e
Receba nossas novidades em seu e-mail